Descubra a importância do SESMT e saiba como aplicar.

Tempo de leitura: 6 minutos

Antes de descobrirmos a importância do Sesmt para as Empresas, precisamos primeiro entender, de fato, o que é o SESMT. Neste material, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como aplicar esse serviço que como já mencionamos, é importante estar presente na sua Empresa.

O que é SESMT?

SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Esse serviço é prestado por uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.

Foi criado devido ao  aumento no índice de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho. Mas não apenas para isso, o Sesmt também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre determinadas situações.

O aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre algum tipo de doença e também  o interesse em saber evitar pequenos acidentes de trabalho, são situações que se incluem em parte das funções e da importância do Sesmt dentro das Empresas.

Quais as atribuições do SESMT?

A importância do SESMT está relacionada ao desempenho desse serviço prestado pela sua equipe dentro da Empresa. Sabemos que cada função também tem sua importância e sua característica particular. Logo abaixo, segue 4 funções básicas que fazem parte SESMT:

  • Engenheiro de Segurança do Trabalho: possui curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua na gestão de segurança e saúde ocupacional em médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos.
    Tem como objetivo trabalhar na redução das perdas decorrentes dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, perdas essas que podem ser humana, material, tributária (multas) e ambiental.
  • Médico do Trabalho: realiza consultas e atendimentos médicos, implementa ações de prevenção de doenças e promove a saúde tanto coletiva como individual dentro da Empresa.
    Vale lembrar, que o médico do trabalho também é responsável pelo PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), juntamente com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da Empresa.
  • Enfermeiro do Trabalho: juntamente com o médico do trabalho, o enfermeiro do trabalho realiza a coleta de dados sobre doenças ocupacionais. Elabora inquéritos sanitários, coleta dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores dentro da Empresa, etc.
    Executa, avalia programas de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, além da análise de fatores dos riscos de insalubridade visando preservar sempre a integridade física e mental do trabalhador.
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: desempenha atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas. Atua em cirurgia, terapia,psiquiatria, saúde ocupacional, etc.
    Trabalha em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, onde desempenha atividades e realiza ações para promover a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

Como saber se minha Empresa precisa do SESMT?

Se você está se questionando em saber se sua empresa precisa ou não desse serviço, é a através do dimensionamento que você saberá e também vai entender a extrema importância do SESMT ser atuante no ambiente de trabalho.

O dimensionamento do SESMT vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, conforme previsto nos Quadros I e II da Norma Regulamentadora nº 04 (NR-4)Para realizar esse dimensionamento e saber se sua empresa necessita do SESMT, é necessário averiguar o número total de empregados e o grau de risco da atividade principal da empresa, consultando a NR-4.

Saiba como aplicar

Por exemplo:

Uma empresa,cujo sua atividade principal é o cultivo da cana-de-açúcar. Com essa informação, deve-se consultar o Quadro I da NR-4 para saber qual o grau de risco da sua atividade e se essa empresa precisa ou não do SESMT.

QUADRO I NR-4

Sendo feito isso, deve-se ir em busca do número total de empregados que esta empresa possui. Esta empresa de cultivo de cana-de-açúcar no caso, tem 185 empregados. Portanto, já se sabe o grau de risco da atividade da empresa classificado em 3 e o número total de empregados que é 185. Com isso, deve-se consultar o Quadro II da NR-4 para concluir o dimensionamento do SESMT da empresa.

 QUADRO II NR-4

Pronto, concluiu-se que o SESMT dessa empresa, cujo sua atividade principal é o cultivo da cana-de-açúcar será formado apenas por 1 (um) técnico de Segurança do Trabalho.

A importância do SESMT

Agora que você já sabe o que é o SESMT, as atribuições deste serviço, de que forma você pode saber se precisa realmente dele e como aplicá-lo, podemos assim resumir a sua importância do SESMT em alguns pontos:

  • É importante porque visa melhorar as condições do ambiente e do exercício do trabalho, tendo como objetivos principais diminuir os índices e custos relacionados à acidentes de trabalho;
  • Promove a saúde e protege a integridade do empregado no ambiente de trabalho;
  • Auxilia na reeducação e capacitação dos empregados (prevenção de acidentes e doenças ocupacionais);
  • Orienta no cumprimento das devidas NR’s.

O SESMT em primeiro momento para algumas empresas pode parecer ser apenas mais um gasto com mais funcionários, porém com a implantação desse tipo de serviço as empresas acabam por reduzir outros gastos, uma vez que o seu objetivo é de trabalhar em conjunto com outras áreas de uma empresa a fim de agir para evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É o SESMT quem vai avaliar a segurança dos setores de uma empresa e elaborar projetos de melhorias que vão deixar o ambiente mais seguro e agradável para o trabalho.

Além disso, a importância do SESMT se relaciona diretamente com a CIPA,  é o responsável por promover a SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, um evento voltado para os funcionários com o objetivo de mostrar a eles a importância de se trabalhar usando equipamentos de segurança e de evitar atividades de risco sem preparação.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos?

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

SAMED – Medicina e Segurança do Trabalho , (98) 3221-1480 / samed@samed.med.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.